Terapia para atletas: o que é e para que serve?
- isis-terapiaintegr
- 5 de jun. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 3 de jul. de 2022
Muitas vezes um atleta, por mais que treine e tente, não consegue efetuar certos movimentos ou certas técnicas. Isso não só vale para atletas, como para todos nós. Tem certas coisas que tentamos e tentamos e mesmo tentando muitas vezes simplesmente não conseguimos executar, como se existisse um bloquei em nós que nos impedisse a conseguir. Para um atleta, isso é muito trágico. E o/a atleta não tem anos para tentar resolver esse bloqueio.

Quando que a Terapia para atletas surgiu e quem a criou?
É tão antigo quanto a humanidade. O relato por escrito mais antigo provavelmente vamos encontrar no livro sagrado da Índia, o Bhagavad gita, quando Arjuna pergunta a seu mestre Krishna como ele deveria agir perante a eminente batalha de Kuruksetra, sendo que metade de sua família se encontrava do lado inimigo. Nós temos relatos de treinamento mental de atletas na antiga Roma, com os gladiadores (os antigos atletas). Temos relatos na antiga Esparta. Para mim, durante meu tempo como técnico, eu notei a necessidade de uma terapia para atletas. Eu não só fui técnico no tiro com arco e flecha onde treinei atletas ao nível olímpico e Paraolímpico, mas também treinei atletas nas artes marciais e os preparei para competições. Como mágico profissional eu ensinei e treinei novos apresentadores a enfrentarem o medo de palco, a ansiedade, a falta de confiança perante o público, etc. E durante toda essa minha vivência, eu pude notar, que o elemento mais importante para o sucesso, é o controle mental e a superação de bloqueios emocionais.
Origem da Palavra
Quando falamos em terapia para atletas, não estamos falando em tratamento ou acompanhamento psicológico, e sim em treinamento mental e desbloqueio emocional. A terapia integrativa ajuda o atleta a ressignificar certos momentos em sua vida e o fazer entender que ele tem um Eu atleta e um Eu pessoa que têm que conviver em harmonia e equilíbrio entre si (isso vale para todo profissional, de qualquer área). Se essa harmonia não existir a pessoa desaba. As pessoas provavelmente têm sucesso, e muito sucesso numa determinada área, mas terá muitos fracassos em todas as outras áreas de sua vida. Seja como pai, como esposa ou esposa, como filha, como um membro da sociedade, etc.
O objetivo do tratamento
O objetivo desta terapia é ressignificar momentos da vida do atleta que o impedem de conseguir efetuar certas ações. Não é trabalhar culpas, e sim, ressignificar conceitos que o/a atleta criou dentro de si em algum momento em sua vida. Conceitos que o/a impedem de efetuar certas coisas. A terapia não segue padrões pré estabelecidos. E sim, segue o/a atleta, a individualidade particular de cada um. Alguns problemas tratados: não conseguir manter a concentração durante a competição; ou não conseguir efetuar um certo movimento durante a competição, mesmo tendo treinado exaustivamente e conseguido executá-lo em treino com toda tranquilidade; ou sempre entrar em pânico no começa de uma competição; ou do nada, ter cólicas durante um treino; ou ter tendências de se auto sabotar durante a competição, etc.
Como fazer? Para tal, eu faço o uso de algumas ferramentas incríveis: treinar a parte mental de um atleta com PNL - programação neura linguística, é algo fantástico. Fora do PNL eu uso a hipnose Ericksoniana, EFT (liberação emocional), a constelação familiar e técnicas de massoterapia que nem a liberação mio fascial. Com a PNL e o Theta Healing se consegue desbloquear emoções e crenças que impedem um atleta de alto rendimento entender certas técnicas e de executar determinados movimentos. Muitas vezes um atleta não consegue alcançar o desempenho desejado. E não entende porquê não consegue. Muitos desses bloqueios são gerados pelos pais, pelo técnico, por professores na escola. Muitas vezes são situações tão bestas que em outro momento não teria gerado nada, mas, naquele momento gerou uma trava, um gatilho negativo, uma âncora negativa, uma crença limitante. Por isso o pai/mãe, ou o técnico, não tem como ser o terapeuta. Porque se aparecer uma dessas âncoras negativas, o pai/mãe ou técnico, vai estar tão emocionalmente envolvido com a questão, que vai ter dificuldade em trabalhar a causa desse bloqueio, podendo até, negar essa causa. Daí a importância de ter uma pessoa neutra que não está envolvida no treinamento técnico nem no preparo mental do atleta de alto rendimento, para conseguir trabalhar e desbloquear mental e emocionalmente o atleta. O técnico treina o atleta como o atleta deveria ser para ganhar (tecnica e mentalmente), seguindo padrões. O terapeuta treina o atleta a adquirir os recursos mentais que o atleta quer ter. O terapeuta não molda o atleta seguindo um certo padrão, mas, ajuda o/a atleta a ser como ele/ela quer ser. Ex: dois atletas da mesma modalidade e categoria, ambos desejando ser campeão, podem escolher recursos mentais e estratégicas diferentes para alcançar o mesmo objetivo. A sessão dura entre 1 a 2 horas e pode ser feita presencial ou ‘online’. Durante a anamnese, eu oriente o/a cliente a efetuar o seu dever de casa: que é uma conscientização do problema a ser resolvido. A conscientização significa que a pessoa está emocionalmente consciente que quer resolver tal problema e que não foi convencida por outros que o possui. Dependendo da complexidade do problema a ser resolvido, pode ser necessário mais de uma sessão.
留言